12.29.2017

Bolo Ferrero Rocher para um 2018 muito doce

Suponho que estamos em altura de balanços... 

Não me vou queixar do ano que está quase a terminar. 2017 foi um ano de adaptação, com muitos dias difíceis mas em que me encontrei muito mais inteira. Não faço listas de desejos para o novo ano... quero apenas continuar a perceber como ser feliz com os meus dias. Muito menos faço listas de objetivos. A vida já me mostrou que devo aproveitá-la como é e não como eu a idealizava. 
O que espero para 2018, então? Nada em concreto, mas TUDO! 

2018, podes vir... estou preparada para as surpresas que me reservas.
E para dar as boas vindas a um ano novo... nada melhor do que um bolo delicioso, como este, com sabores de bombom!

Um 2018 cheio de momentos felizes para tod@s! 



Ingredientes
Para o bolo de avelãs:
200g de avelãs 
150g de farinha sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
125g de manteiga à temperatura ambiente
180g de açúcar
3 ovos grandes
100ml de café expresso
120ml de leite

Para o bolo de chocolate:
3 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau cru em pó (se usar chocolate, coloque 3)
1/2 chávena de leite
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha de trigo

Para o Buttercream:
240g de claras (cerca de 6)
470g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g de açúcar
8 colheres de sopa de creme de avelãs e chocolate 

Para o recheio e decoração
Canudos de bolachas
Bombons Ferrero Rocher

Confeção
Pré-aquece o forno a 180º e unte com manteiga e forre o fundo de 2 formas de 16cm com papel vegetal.

Para o bolo de avelãs:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Toste um pouco as avelãs no forno ou numa frigideira, ao lume e triture-as em farinha. Misture-as numa taça com a farinha, o fermento, o sal e reserve.

Bimby:

Deite a manteiga e o açúcar no copo e programe 2 min/37º/vel 2. Programe de seguida 1 min/vel 3 e adicione os ovos pelo bucal, um de cada vez. Junte o café e o leite e programe 10 seg/vel 4. Por fim, adicione a mistura de farinhas e programe 5 seg/vel 4.

Tradicional:
Numa taça, misture misture o café e o leite e reserve. Noutra taça, bata com a batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez. Junte aos poucos e alternadamente a mistura de farinhas e a mistura liquida, envolvendo com uma espátula.

Divida a massa pelas 2 formas e leve ao forno cerca de 25-35 minutos. 
Retire do forno e deixe os bolos arrefecerem ligeiramente na forma. Desenforme e deixe arrefecer completamente. Reserve.

Para o bolo de Chocolate:
Pré-aqueça o forno a 180ºe unte com manteiga e forre o fundo de 1 forma de 16cm com papel vegetal.
Peneire a farinha, o cacau em pó e o fermento. Reserve.

Bimby:
Deite as claras no copo com a borboleta e programe 2 min/Vel 3,5. Adicione as gemas e programe mais 1 min/vel 3. Junte o açúcar e bata mais 1 min/Vel 3. Por fim, adicione os secos e programe 20 seg/vel 3. 

Tradicional:
Bata as claras em castelo bem firme, junte as gemas e bata mais uns minutos. Junte o açúcar e bata mais uma vez por 1 minuto. Por fim, adicione a mistura de secos e o leite e bata novamente.

Deite na forma e leve ao forno por 25 min. Retire e deixe arrefecer.

Para o buttercream:
Prepare uma panela com água no fundo e leve ao lume. Deite as claras e o açúcar numa taça de pirex ou outra que possa levar calor e coloque sobre a panela, sem tocar na água. Bata continuamente até o açúcar dissolver. Passe então para a batedeira e bata em velocidade máxima por cerca de 8 min, até ter picos firmes. Deixe arrefecer completamente. Nessa altura, prepare a manteiga, cortando-a em pedaços de cerca de 1 colher cada. Com a batedeira em funcionamento em velocidade média, acrescente a manteiga gradualmente. Quando tiver toda a manteiga incorporada, coloque a batedeira em velocidade máxima e bata até ter um creme suave e uniforme. Vai passar por uma fase em que parece liquido e outra em que parece que talhou, mas continue a bater que o creme monta! 
Adicione o creme de avelãs e chocolate e envolva.

Para montar:
Com os bolos frios, nivele o topo de cada bolo, de forma a obter 3 camadas de tamanho igual. Coloque um pouco de buttercream num prato para prender a 1.ª camada de bolo de avelãs. 
Com um saco de pasteleiro, preencha com buttercream esta camada, começando de fora para dentro, desenhando círculos encostados uns aos outros. Alise um pouco. Coloque algumas avelãs  e bomboms ferrero rocher partidos grosseiramente por cima da camada de buttercream. 
Coloque a 2.ª camada de bolo de chocolate e 3ª camada de bolo de avelãs, repetindo o processo do recheio, nivelando sempre bem com a base. Leve ao frio por cerca de 20 min.
Para finalizar, faça com o saco de pasteleiro 2 camadas de buttercream na base do bolo, tudo à volta, bem como nas fendas de cada camada. Com uma espátula, espalhe o creme de baixo para cima, por forma a cobrir todo o bolo. Barre também o topo do bolo. Depois, com uma espátula larga que apanhe toda a altura do bolo, fixe-a numa parte do bolo e vá rodando o prato, para alisar. 

Decore com os canudos de bolacha e os bombons. 



Bom Apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: médioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate, avelãsN.º de porções: 15Prato: bolo


1 comentário:

  1. Que bela bomba calórica.
    Adorava comer uma garfada dessa fatia para não pecar muito na dieta...

    Beijinhos e bom ano,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar