8.16.2017

Empada de frango Alentejana

Este verão o Alentejo tem cruzado muito os nossos planos... foram as férias de verão (ai que saudades!) passadas em Porto Covo a relembrar as maravilhosas praias da Costa Vicentina com o filhote, a ida do rapaz ao Meo Sudoeste e será mais uma escapadela pela zona muito em breve. E, como sempre acontece a quem gosta de comida, trazemos sempre na bagagem uma receita para experimentar. É esta a história de mais uma empada no blog, desta vez com sabores bem tradicionais, frango e chouriço, para aquela que dizem ser a melhor empada de frango, a Alentejana!



Ingredientes
Para a massa:
50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha

Para o recheio:
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 colher de sopa de farinha maisena
2 chávenas de frango cozinhado, desfiado
1/2 chouriço de carne, em pedaços
6 fatias de bacon, em tiras
Sal e pimenta q.b.

Confeção
Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. 
No copo, coloque a cebola e o alho. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite, o chouriço e o bacon e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o frango, o vinho e tempere de sal e pimenta. Programe 2 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de água morna e programe mais 5 min. Prove para ver como está de sal e retifique os temperos. Deixe arrefecer completamente. 

Tradicional: 

Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo batido, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com azeite, refogue a cebola e o alho picados. A meio, junte os enchidos e deixe até a cebola estar cozinhada, sem dourar. Junte o frango desfiado e o vinho e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de água morna e deixe engrossar. Deixe arrefecer completamente.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com azeite. Divida a massa em 2 pedaços, um maior que o outro e abra cada uma numa rodela. Com a maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, fechado bem. com uma tesoura de cozinha, faça um X no centro para o recheio "respirar".
Leve ao forno por cerca de 30 min. 


Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeMédia; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 6Prato: prato principal

3 comentários:

  1. O frango pode ser do assado de compra ou é simplesmente cozido? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila!
      Na verdade tanto faz... eu usei 1/2 frango assado que comprei de propósito. Acho que fica mais saboroso! Se optar por cozer, não use apenas peito e coza o frango com umas ervas aromáticas para dar algum sabor extra! ;)

      Eliminar
  2. Esta empada tem um recheio divinal, adorei. Que óptimo aspecto. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...