7.17.2017

Tacinhas de Filo recheadas

Depois de 2 semanas a passear pelas maravilhosas praias de Porto Covo e arredores (quem me segue no Instagram pode confirmar se são ou não maravilhosas), é preciso retomar o ritmo de trabalho e das coisas da casa. 
Voltar a hábitos simples como o brunch de domingo e os bolinhos para os lanches do fim de semana são coisas das quais, passadas 2 semanas fora de casa, já sentia saudades... estas tacinhas foram feitas para o brunch, mas resultam bem como entrada ou uma refeição mais ligeira.



Ingredientes
2 folhas de massa filo
azeite q.b.
1/2 chávena de queijo ralado 
4 ovos
4 fatias de presunto
1 curgete pequena
Sal e pimenta Margão q.b.
folhas de manjericão q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.

Pincele uma das folhas de massa filo com azeite e cubra-a com a segunda folha. Corte em 4 e coloque cada pedaço num ramequim previamente untado com azeite, formando uma taça.
Corte a curgete em pedacinhos pequenos - primeiro em fatias e depois, pequenos cubos). Aqueça uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e salteie os pedaços de curgete, temperados com sal e pimenta preta, até amolecerem um pouco. Distribua a curgete pelos 4 ramequins. Coloque uma fatia de presento em cada tacinha, um ovo e termine com o queijo ralado distribuído pelas 4 taças. Tempere o ovo com um pouco de sal e pimenta preta. Leve ao forno por cerca de 10 min, até o ovo estar cozinhado. 
Guarneça com algumas folhas de manjericão. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: curgete, ovo, presunto; N.º de porções: 4; Prato: entrada, petiscos

3 comentários:

  1. que taças maravilhosas com a massa filo fica mesmo bem bonitas com a combinação do presunto e queijo é divinal.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Até fiquei a salivar, gostei imenso. beijinhos e uma óptima semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que delícia! adorei a sugestão!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Ps: estou a começar uma nova aventura na Tupperware e, se puderes, pedia para te inscreveres no meu novo grupo no facebook para ficares a conhecer as novidades e promoções! Deixo o link:

    https://www.facebook.com/groups/1791313494492710/

    ResponderEliminar