6.16.2017

Bolo de amêndoa com mousse de framboesa

Bem sei que todas as mães são especiais. A minha tem sido o meu apoio em tantos momentos da minha vida... A minha mãe sempre foi a minha melhor amiga, a quem, em adolescente, contei os meus amores e desamores, com quem partilhei angústias e alegrias. Conseguiu o raro equilíbrio de ser amiga sem deixar de ser mãe e de me orientar (e de me puxar as orelhas quando preciso). É uma mulher forte, teimosa determinada, lutadora e linda, linda! E tem a capacidade de curar todos os males num abraço. A minha mãe ensina-me ainda hoje a ser mulher, a ser mãe e a ser pessoa. 
A minha mãe fez anos e comemorámos com outra mulher da minha vida, a minha irmã e restante família. O bolo foi este bolo de amêndoa com mousse de framboesa. Um bolo-sobremesa delicioso para uma pessoa muito especial.


Ingredientes
Para o bolo:
6 ovos
200g de farinha de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
200g de açúcar amarelo
manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma

Para a mousse:
150g de framboesas (usei congeladas)
2 colheres de sumo de limão
300ml de natas (usei Parmalat 0% lactose para bater)
1 lata de leite condensado
1 iogurte natural
4 folhas de gelatina

Para decorar:
Framboesas e mirtillos frescos q.b. 
Suspiros
açúcar em pó q.b.

Confeção
Bimby:
Para o bolo:
Separe as claras das gemas e comece por bater as claras: com a borboleta, programe 2 min/vel 4. Retire e reserve. Mantenha a borboleta e deite no copo as gemas e o açúcar. Bata por 6 min/vel 4. Junte a farinha e o fermento e bata mais 30 seg. Junte umas colheradas de claras, para tornar a massa mais liquida e programe 15 seg/vel 2. De seguida, incorpore as claras com movimentos suaves, com a espátula. 
Leve ao forno a 170º em forma de aro de 20 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha, por cerca de 30-40 min.

Para a mousse:
Hidrate as folhas de gelatina em água fria. Escorra a água, junte 2 colheres de sopa de água a ferver e dissolva. Junte o sumo de limão. 
Coloque as framboesas no copo e programe 30 seg/vel 5-7-9. Com a borboleta, junte as natas e o leite condensado e programe 2 min/vel 3. Pelo bucal, junte o sumo de limão com gelatina. No final, retire a borboleta e programe 30 seg/vel 9.

Tradicional:
Para o bolo:
Separe as claras das gemas e comece por bater as claras em castelo firme. Reserve. De seguida, bata bem as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha de amêndoa e o fermento e bata para envolver. Junte umas colheradas de claras, para tornar a massa mais liquida. De seguida, incorpore as claras com movimentos suaves, com a espátula. 
Leve ao forno a 170º em forma de aro de 20 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha, por cerca de 30-40 min.
Para a mousse:
Hidrate as folhas de gelatina em água fria. Escorra a água, junte 2 colheres de sopa de água a ferver e dissolva. Junte o sumo de limão. 
Triture as framboesas num liquidificador. Junte as natas e o leite condensado bata por cerna de 3 min. A meio, junte o sumo de limão com gelatina e bata até ter um creme espesso e uniforme.

Quando o bolo estiver pronto e frio retire-o da forma e corte ao meio, ficando com 2 discos da mesma altura. Coloque um dos discos na forma e disponha algumas framboesas cortadas ao meio tudo à volta. Reserve 2 colheres de sopa da mousse para a decoração (vai servir de "cola" para os frutos). Deite a restante mousse na forma e coloque a outra metade do bolo por cima (a mousse vai cobrir quase toda a forma). Leve ao frio umas 3 h para solidificar. 
Para desenformar, passe uma espátula entre a forma e a mousse para a soltar e abra a forma. Passe para um prato de servir e enfeite com os frutos frescos e suspiros, usando colherzinhas da mousse que reservou para aderirem ao bolo. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir. 
Sirva fresco.




Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: amêndoa, framboesas; N.º de porções: 8; Prato: Bolo, sobremesa

6 comentários:

  1. Um bolo muito bonito! Parabéns à tua tua mãe! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. OMG!!! que aspecto deliciosooooo!

    Estou quase a fazer anos (domingo) e acho que vou guardar a receita! seja para os anos seja para depois.. hehehe

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    (ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolo lindo e com sabores que eu adoro.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Mónica Ferreira17/06/17, 15:34

    Lindo!! Está decidido. Também vai ser o bolo para o aniversário da minha mãe a 23 de Junho :)

    ResponderEliminar
  5. O bolo fico muito bonito. Parabéns a si pelo bolinho e parabéns à Sra. sua mãe por mais uma primavera.

    http://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Esse bolo ficou bem guloso. Belíssima cor.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/petinga-frita-com-biscottina.html

    ResponderEliminar