4.10.2017

Boleima de maçã e canela

Entramos na semana da Páscoa com uma sugestão maravilhosa... esta boleima de maçã e canela é divinal! Há várias receitas de boleima, só com canela, da região de Portalegre e com maçã, da zona de Castelo de Vide. Esta, com base na receita daqui, tem uma massa de pão batida com açúcar e azeite que fica super fofa e saborosa e a combinação sempre mágica da maça e canela, que lhe dá um sabor, textura e humidade fantásticos. Se ainda andam às voltas com a receita de folar ou pão doce da vossa mesa de Páscoa, experimentem. Não se vão arrepender. 



Ingredientes
500g de farinha de trigo sem fermento
1 saqueta de fermento seco 
1 pitada de sal
300ml de água morna
250ml de azeite
200g de açúcar amarelo + 100g para o recheio
2 colheres de sopa de canela em pó Margão
3 maçãs

Confeção
Bimby:
Coloque a água com o fermento no copo, junte a farinha e o sal e programe 3 min/ vel espiga. Mantenha o copo tapado e deixe levedar por cerca de 1 h. Nessa altura, junte à massa o azeite e 200g de açúcar amarelo e bata mais 4 min/ vel espiga. 

Tradicional:
dissolva o fermento na água e junte a farinha com o sal, mexendo para incorporar. Quando se formar uma bola que se desprende das paredes da taça, passe para a bancada e amasse por alguns minutos. Coloque a massa numa taça, cubra com um pano e deixe levedar por cerca de 1h. Junte então o açúcar e o azeite e bata bem até ter tudo incorporado. 

A massa vai estar bem peganhenta, deite na bancada polvilhada de farinha, polvilhe também por cima e divida em 3 partes. 

Prepare um tabuleiro de 20X28cm , untado com azeite. Decasque as maças e fatie-as. Misture 100g de açúcar amarelo com a canela. 

Abra a massa num retângulo e coloque no fundo do tabuleiro. Salpique com metade do açúcar com canela (reserve 2 colheres rasas de sopa) e disponha fatias de maçã por cima. Cubra com outrp retângulo de massa e repita a operação. Marque quadrados com uma faca na última camada de massa. Salpique com o açúcar e canela reservados. Deixe levedar em local aquecido por 1h. 

Pré-aqueça o forno a 170º e leve a boleina a cozer durante 40 a 50 min. 

Deixe arrefecer antes de cortar os quadrados e servir. 

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Canela, maçã; N.º de porções: 15; Prato: bolinhos, pão doce
 

5 comentários:

  1. Nunca comi mas já estive para fazer uma receita duma revista do Pingo Doce.
    Tem um aspecto super delicioso, eu adoro a combinação de maça e canela.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. esse recheio de maça e canela é 5*, deve ser super saboroso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro boleima mas nunca fiz com massa de pão! Vou experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aiii que aspeto fantástico!
    Que vontade tenho de dar uma dentadinha num deles :)

    ResponderEliminar
  5. demasiado alto para ser uma boleima. teria de ter, no maximo, a metade da altura.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...