Pages

12.14.2016

Bolo de cenoura e especiarias e o anúncio de um regresso

Como perceberam, precisei de fazer uma pausa para me organizar, para ter tempo para mim. Passei uns dias que nem cozinhar me apetecia, mas isso rapidamente mudou! A cozinha continua a ser o meu espaço, onde consigo abstrair-me de tudo e, por alguns momentos, estar apenas concentrada naquela tarefa. E quando voltou a vontade de cozinhar, fiz este bolo. Já o repeti entretanto para levar para o trabalho e têm sido tantos os pedidos de receita que resolvi deixar-vos este mimo ainda esta semana, já que me têm também mimado tanto!

Agora o regresso... porque me faz falta esta dinâmica e rotina, a partilha e a amizade. Porque o blogue é um bocadinho de mim e eu preciso de me sentir inteira! Marcamos encontro para a semana? Se calhar vou passar uma fase menos ativa; se calhar não terei sempre publicações diárias, mas não quero deixar o blogue mais tempo parado. Obrigada a tod@s por estarem desse lado e pelo carinho!




Ingredientes
Para o bolo:
250g cenoura
4 ovos
110g de manteiga sem sal derretida
280g açúcar
220g farinha
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada em pó
1 colher de chá de gengibre em pó

Para a cobertura:
3 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de sumo de limão

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.

Bimby:

Coloque no copo as cenouras descascadas e lavas e programe 15 seg/vel 9. Junte os ovos, a manteiga derretida e o açúcar e programe 1 min/vel 6. Adicione por fim a farinha, as especiarias e o fermento e envolva 15 seg/vel 3.
Tradicional:
Num liquidificador ou outro robot de trituração, rale bem a cenoura até ficar quase uma areia. Junte os ovos, a manteiga derretida e o açúcar e bata bem por uns minutos. Adicione por fim a farinha, as especiarias e o fermento e envolva. 

Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.

Para a cobertura: bata o mascarpone, o sumo de limão e o açúcar em pó com uma vara de arames até ter um creme homogéneo. Com o bolo frio, decore com o creme. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: cenoura, mascarponeN.º de porções: 10Prato: bolo

6 comentários:

  1. Que bom que estás de volta! As tuas receitas fazem-nos falta! E que belo bolo nos trouxeste hoje! Fiquei cheia de vontade de provar uma fatia! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que giro bolo e ainda bem que estás de volta. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/tarte-de-castanhas.html

    ResponderEliminar
  3. Olá! Não costumo comentar mas hoje já deixei alguns comentários no blog...talvez porque quando li este post senti necessidade de dizer que estou aqui deste lado e que mesmo com as pausas que são necessárias na nossa vida, espero continuar a ler muitas mais partilhas maravilhosas deste blog.
    Que essa vontade e gosto de cozinhar nunca desapareça e que continue a ser um momento de alegria, bem estar.
    Este bolo parece delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ficou magnificamente perfeito =) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Pode informar onde comprou a forma para fazer o bolo e qual a marca? Obrigado.
    Receita rápida e saborosa :-)! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra
      A forma é a Heritage da Nordic Ware e comprei nesta loja online: http://www.lecuine.pt/formas-nordic-ware-portugal/molde-heritage-bundt-nordic-ware-868.html

      Eliminar