10.11.2016

Conchas de salmão e brócolos gratinadas

Da série "um para já, outro para congelar", saíram umas conchas gratinadas recheadas de salmão e brócolos. A quantidade indicada serve 3 a 4, mas cá em casa só 2 comem estes pratos gulosos, por isso, congelei uma dose individual para um dos almoços do rapaz, antes de levar ao forno. Ando fã desta modalidade! E por aí? Costumam preparar refeições e congelar? 


Ingredientes
300g de conchas grandes 
300g de salmão
1 cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1/2 chávena de vinho branco
3 colheres de sopa de azeite
1 chávena de brócolos fatiados

Para o molho branco:
600ml de leite
40g de margarina
60g de farinha
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mostarda

Confeção
Coza a massa pelo tempo indicado na embalagem, escorra e reserve. Grelhe o salmão apenas com sal, numa frigideira antiaderente, retire as espinhas e desfaça em lascas. 

Bimby: Coloque o azeite, a cebola e o alho e triture 6 seg/vel 5. Programe Varoma/5 min/vel 2. Adicione o tomate, o vinho e os brócolos e programe 10 min/100º/vel colher inversa. Tempere com sal e pimenta, pograme mais 30 segundos. Junte o salmão em lascas e misture 10 seg/vel colher inversa.
Para o molho branco: deite todos os ingredientes no copo e programe 8m, 90º, velocidade 4.

Tradicional: Num tacho, deite a cebola e os alhos picados com o azeite e refogue até os legumes estarem translucidos. Adicione o tomate, os brócolos e o vinho e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 10 minutos. Tempere com sal e pimenta, junte o salmão e deixe levantar fervura. 
Para o molho branco: derreta a margarina num tachinho e junte a farinha. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre para não criar grumos. Tempere com sal, pimenta e a mostarda.

Recheie as conchas com o preparado de salmão e brócolos e coloque-as num tabuleiro de forno. Deite por cima o molho branco. Leve a gratinar por cerca de 15m em forno pré-aquecido a 180º. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédio;VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: SalmãoN.º de porções: 4; Prato: prato principal 

4 comentários: