6.20.2016

Pão de queijo da ilha

Confesso que não compro muitos livros da Bimby. Adoro a minha ajudante, uso-a quase todos os dias e há coisas em que é de facto imbatível! Mas, para outros pratos, continuo a preferir o tacho e a frigideira (e a colher de pau) para cozinhar. No entanto, apaixonei-me por este livro - Na rota das Descobertas. Tem receitas maravilhosas e está lindo! Da secção do Brasil, vem esta receita de pão de queijo. Uma delícia e tão simples de fazer...

Ingredientes
150g de queijo da ilha
200ml de leite
100ml óleo
1 colher de chá de sal
250g de polvilho azedo
2 ovo, pequenos
 
Confeção
Bimby:
Coloque no copo o queijo aos pedaços, dê 3 golpes de turbo e rale 10 seg/vel 9. Retire e reserve. 
Coloque no copo o óleo, o leite e o sal. programe 5 min/90º/vel 1. Adicione o polvilho e e programe 20 seg/vel 6. Deixe arrefecer até aos 50º. Adicione os ovos, o queijo reservado e programe 2 min/vel espiga. Deixe repousar cerca de 10 min. 
 
Tradicional:
Rale o queijo num ralador médio e reserve. 
Num tacho, leve ao lume o óleo, o leite e o sal e deixe levantar fervura. Apague, junte o polvilho e bata bem. Deixe arrefecer até conseguir tocar sem queimar.  Junte então o queijo e os ovos e bata bem. Deixe repousar cerca de 10 min. 

Com as mãos untadas com óleo e a ajuda de uma colher de gelado, faça bolas pequenas e coloque num tabuleiro preparado com papel vegetal.  Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: polvilho azedo, queijo; N.º de porções: 20; Prato: entrada, pão

7 comentários:

  1. Adorei esses pães tem mesmo um aspecto delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Com queijo da ilha fica maravilhoso! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. tão bom, maria joão, tão mas tão bom!! adoro pão de queijo e então nesta versão nacional, deve ser uma maravilha!! beijinho e boa semana, força nessa segunda feira!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Esses paezinhos têm um aspecto maravilhoso ! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Minha querida João. Pareces que lês o meus pensamentos. Ainda hoje tinha pensado em procurar uma receita de pão de queijo para um jantar que vou ter brevemente. E não é que hoje vejo esta receita que chama por mim. Irei fazer sem dúvida, ficam divinais com um aspecto bem tentador.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Vi esse livro à venda e também fiquei com vontade de o comprar, por acaso tenho uma colega que adora esses pães e está sempre a falar deles, fiquei curiosa. Kiss

    ResponderEliminar
  7. Olá linda,
    Eu que nem tenho a ajuda da Bimba, passo a vida a dizer isso mesmo, que adoro o tacho, o fogão e a colher de pau, lol!
    Adoro pão de queijo, mas polvilho, é algo que or aqui é difícil de arranjar. Tenho de pedir à minha mãe para me trazer quando cá vier, o polvilho e mais um naco de queijo da Ilha e, entretendo, estes teus pãesinhos ficam na lista de espera, mas guardados.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar