3.30.2016

Bacalhau fresco com migas de espinafres

Cá por casa não se come muito bacalhau. "Culpa" do meu rapaz que embirra com a textura do fiel amigo. Ora, sendo este um dos poucos ingredientes que ele não gosta, eu acabo por nem insistir muito. O bacalhau fresco, no entanto, já vai mais de encontro ao gosto dele e nós sempre acabamos por satisfazer o desejo! Costumo fazer bem simples, só cozido ou grelhado, mas neste dia apeteceu-me acompanhá-lo com migas soltas e este foi o resultado!



Ingredientes
Para o bacalhau:
3-4 lombos de bacalhau fresco (ao ponto de sal)
1 fio de azeite

Para as migas:
1 cebola
1 dente de alho
1dl de azeite 
sal by Necton e pimenta  Margão q.b.
coentros picados (cerca de 2 colheres de sopa)
4 fatias de pão alentejano
2 punhados de espinafres frescos

Confeção
Retire a côdea ao pão e corte em quadradinhos bem pequenos com uma faca de serrilha. Reserve. Seque bem o bacalhau com papel de cozinha e reserve.
Numa frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola picada finamente. Quando esta estiver translúcida, junte o alho picado e o pão e deixe dourar ligeiramente. Junte por fim os espinafres, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até os legumes murcharem. 
Entretanto, aqueça outra frigideira com um fio de azeite e coloque o bacalhau, com a pele para baixo. Deixe cozinhar uns 2-3 minutos, dependendo da altura dos lombos. Vire e deixe dourar do outro lado. 

Sirva as migas salpicadas com coentros, com o bacalhau. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: bacalhau; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

8 comentários:

  1. Tenho tanta vontade de experimentar bacalhau fresco! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aiii as migas sou apaixonada por migas.
    Estas ficaram lindas com um aspecto maravilhoso!
    Parabéns beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. O meu mais velho também não é grande fã... mas eu adoro! Assim com umas migas então deve ter ficado maravilhoso!

    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Fantástica apresentação.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. O meu filho só gosto de lombos por causa daquelas lascas apetitosas.
    Fresco nunca comi, este com migas esta mesmo ao meu gosto.

    ResponderEliminar
  6. Um prato delicioso, sem dúvida :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Adoro migas! Nunca fiz bacalhau fresco, estou tentada a experimentar. Adorei a apresentação :)

    ResponderEliminar