12.28.2015

Cestinhas de Camarão e Coco

Estamos na semana dos balanços. A última semana no ano é propícia a fazer uma paragem e analisar o ano que está mesmo a terminar, fazer planos, recordar momentos... e planear a noite em que recebemos um novo ano, com 365 (este, com 366!) dias cheios de novas possibilidades! Para ajudar neste planeamento, esta semana trago-vos várias ideias para a mesa de passagem de ano! Começamos com estas cestinhas de camarão e coco. Tão simples e tão boas!




Ingredientes
12 discos de massa fina para doces e salgados
azeite q.b.
300g camarão, com casca
250 ml de leite de coco
250 ml de leite
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
Folhas de canónigos q.b.


Confeção

Bimby:

Coloque o leite, sal, pimenta e os camarões no copo e programe 6 min/varoma/ vel colher inversa. Retire os camarões, descasque-os, devolva as cascas e cabeças ao copo e programe 1 min/varoma/vel 5. Coe as cascas com o cesto. Coloque o leite, o leite de coco, a margarina e a farinha no copo e programe 6 min/90ºC/vel 4. Junte os camarões cortados em pedaços e programe mais 2 min/ 90ºC/vel colher inversa.



Tradicional: 
Coza o camarão no leite com sal e pimenta. Retire assim que o camarão ficar rosado, descasque e volte a colocar as cabeças no leite. Passe as cabeças com a trituradora. Passe o leite por um passador e reserve.

Num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco. Junte o leite e o leite de coco a pouco e pouco, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite. Retifique o sal. Junte os camarões cortados.


Deixe arrefecer o recheio.



Unte 12 formas de queques com azeite. Coloque um disco de massa em cada forma e preencha com uma porção de recheio. Leve ao forno a 180º por cerca de 10 min ou até dourar. Sirva com algumas folhas de canónigos.




Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: camarão; N.º de porções: 12; Prato: entrada, petiscos

4 comentários:

  1. Devem ser umas cestinhas deliciosas, perfeitas para ter na mesa de passagem de ano! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão, Maria João!
    Perfeitas para estas ocasiões de festa. Ficaram lindas <3
    Feliz Ano Novo, beijinhos.

    ResponderEliminar