1.03.2015

Queijo gratinado com mel e oregãos para a Festa de 2 anos de Blog!

Custa a acreditar que passaram 2 anos! 
É bem verdade que o tempo passa a correr quando fazemos o que gostamos e em boa companhia e essa é a explicação que encontro para a velocidade com que se passaram estes dois anos de Blog: porque é fruto do que mais gosto de fazer e porque vos tenho desse lado.

Há um ano escrevia neste dia que o Blog me trouxe tantas coisas boas, muitas das quais estava longe de esperar quando resolvi iniciar esta aventura... E renovo estas palavras, com mais significado ainda, passado mais um ano! Como estamos em altura de balanços, aqui vai: tenho hoje grandes amigos que conheci através do Blog (alguns que não conheço ainda pessoalmente!); adorei a experiência de ter uma receita publicada na revista Saúde à Mesa; o blog ganhou algumas parcerias que muito me honram...

Isto merece ser comemorado! E, claro, quero convidar-vos a festejarem comigo este dia. Queria comemorar em proporção ao que o Blog me tem dado! Com uma grande Festa virtual e, claro, uma mesa recheada! Ajudam-me nesta missão? 

Até ao dia 31 de janeiro, às 23h55, publiquem uma receita original para a comemoração! Pode ser uma entrada, um petisco, um prato principal, uma sobremesa, uma bebida... 

Regras para a participação:
- Basta que façam a publicação dentro do prazo indicado, com referencia (link) a este post e deixem aqui nos comentários a vossa participação. 
Gostaria muito (mas não é obrigatório) que:
- fossem seguidores do Blog
- fossem seguidores da página do Facebook

Se quiserem participar, mas não tiverem Blog, enviem-me a vossa participação por email, com receita e foto.

No dia 5 de fevereiro farei um apanhado das participações e faremos a festa! E, nesse mesmo dia, através do Random.org, será sorteada uma das participações para este cake stand.

Adenda:
As participações para o prémio terão de ser de Portugal Continental, mas podem juntar-se à festa, se assim desejarem, mesmo sem concorrer ao prémio! 

Eu começo com uma receita simples, mas deliciosa...



Ingredientes
1 queijo de vaca e ovelha
6 raminhos de oregãos frescos
2 colheres de sopa de mel

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Retire a película da casca do queijo (se o tiver) e raspe com uma faca. Dê uns cortes no topo do queijo, com uma faca e entranhe nas fissuras os oregãos. Coloque o queijo numa taça que possa ir ao forno. Aqueça uns segundos (2 ou 3 apenas) o mel no microondas e deite sobre o queijo. 
Leve ao forno a derreter, tapado com papel alumínio por 15 min. Retire o papel e deixe gratinar por uns 5 min ou até começar a dourar. 

Sirva com tostas.


Bom Apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo; Prato: Entrada

39 comentários:

  1. Mas que maravilha, eu adoro queijo!
    Muitos parabéns e que venham muitos e muitos mais anos de receitas deliciosas!

    ResponderEliminar
  2. Que boa inspiração!
    Obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que delícia!! Muitos parabéns e um bom 2015 :)

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns Mra. João!!! :)
    Este queijinho está fabuloso, é um tipo de petisco que adoro.
    Claro que vou querer marcar presença na tua festa, agora é só escolher o que levar ;)

    Bjinhos e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  5. Es um exemplo do que gostaria de conseguir para o meu blog. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria João!
    Primeiramente quero te dar os parabéns pelo aniversário do Blog e pelo excelente trabalho.
    Nota-se a tua dedicação em cada post :)
    Não poderia deixar de participar na tua festa e deixo-te aqui a minha contribuição!
    http://petiscana.blogspot.pt/2015/01/postas-de-pescada-assadas-com-espargos.html

    Que venham muitos mais anos como estes dois que já passaram, sempre recheados de deliciosas receitas! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Este queijinho sabe ão bem assim aromatizado,
    Parabéns pelo aniversário do teu cantinho, espero que continues a partilhares connosco durante muito tempo.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Só vi agora, mas vou tentar participar!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Maria João! :D
    2 anos passam num instante e parece que não são nada mas são 2 anos de muito trabalho! Espero que continues sempre com muita força nas tuas partilhas! :D

    Para a tua festa de aniversário vou levar um lombo no forno com puré de maçã. Espero que gostes!!! :D :D :) :)
    Aqui fica o link: http://www.noconfortodaminhacozinha.com/2015/01/lombo-de-porco-no-forno-com-pure-de.html

    Um beijinho grande e mais uma vez Parabéns!!
    Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo! Adorei, vai ser um sucesso na minha festa, de certeza! :*
    Obrigada, querida!
    bjos

    ResponderEliminar
  11. Muitos, muitos parabéns! :)
    Como é sabido, eu adoro o teu blog e por isso, apesar de mais ausente não podia não participar!
    Aqui estão as minhas bolachas preferidas http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2015/01/hungaros-para-um-aniversario.html

    Espero que gostes!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Aqui fica a minha participação Mª João, espero que gostes!
    Bom fim de semana, bjs
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-sementes-de-abobora-com-cenoura.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei, Susana!
      Não estou a conseguir partilhar o link do teu blog no facebook!! Estás com algum problema de segurança?

      Eliminar
    2. Sim, estou mas não sei porquê?
      Tenta este: http://www.networkedblogs.com/blog/tertu%CC%81lia-da-susy, pode ser que dê.
      Bjs

      Eliminar
    3. Entretanto, consegui com o link http://nblo.gs/12JtWK.
      O Facebook não permitia, dava mensagem de que o link não era seguro... será melhor enviares mensagem e tentares saber o que se passa!
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Já fiz mas até ao momento não consegui resposta.
      Obrigada, bjs

      Eliminar
  13. Parabens Maria João!
    Só agora soube que ía haver festa... e quero estar junto nesse dia.
    Quando embrulhar o presente, envio e espero que gostes, só não se aceitam devoluções!!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Maria João, aqui fica a minha participação.
    Espero que gostes. Um beijinho :)
    http://docesemcasa.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-claras-com-doce-de-ovos.html

    ResponderEliminar
  15. "Parabéns a você,
    Nesta data querida!
    Muitas felicidades!
    Muitos anos de vida!"
    [clap, clap, clap]

    Trago para a festa um Leite-creme de café e Cardamomo, espero que gostem!
    http://danossacozinha.blogspot.pt/2015/01/leite-creme-de-cafe-e-cardamomo-2-anos.html

    Um abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Minha querida, em primeiro, muitos parabéns e ofereço-te este bolinho saudável, gluten free, para colocares na mesa a acompanhar todas as outras receitinhas da festa.
    Espero que gostes e que continues entre nós com as tuas receitas diariamente deliciosas ;-

    http://dbiscoito.blogspot.pt/2015/01/um-aniversario-um-livro-e-um-presente.html

    Beijos grandes, amiga
    Cláudia

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Maria João
    Que receita maravilhosa, queijo gratinado...
    Para quem é doida por queijos, como eu, essa entradinha é um manjar dos deuses.
    Parabéns pelo dois anos do blog e como leitora assidua não podia deixar de participar.
    Bjinhs e que continues aqui por muitos anos :)

    http://nozmoscadaegengibre.blogspot.pt/2015/01/crumble-de-macas-e-sultanas-com-vinho.html

    ResponderEliminar
  18. Bom dia Maria João, parabéns pelo aniversário do teu blog e eu não podia faltar a essa linda festa.
    Aqui estou eu, com uma receita feita com carinho para colocar na tua mesa. Espero que gostes e como me chamam muitas vezes de gulosa não trago nenhum doce mas este prato que aqui em casa é sempre sucesso assim como em qualquer festa que dou:
    http://www.receitasparaafelicidade.com/2015/01/risotto-de-abobora-para-um-aniversario.html

    beijinho e venham muitos mais aniversários, para comemorarmos com saúde e alegria!

    ResponderEliminar
  19. Olá!

    Boa tarde! Muitos parabéns pelo teu blogue tão bonito! Passo muitas vezes por aqui e fico sempre deliciada!

    Espero que venham muitos aniversários e desejo-te muitas e maravilhosas receitas!

    Aqui fica o meu prato para a tua mesa:

    http://devoltaacozinha.blogspot.pt/2015/01/perna-de-borrego-assada-com-citrinos.html

    Espero que gostes!

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Querida Maria João, muitos muitos parabéns por mais um aninho deste teu cantinho mais que fantástico :)
    Sabes o quanto este teu blog é especial para mim e o quanto foi, e é, inspirador :D
    Que venham muitos e muitos mais anos, cheios de receitas super deliciosas, mesmo à tua medida, que eu quero estar sempre por aqui, bem pertinho ;) ...mesmo que o tempo (ou a falta dele) nem sempre ajude ;)
    Estou sempre pronta para uma bela festa, por isso jamais poderia faltar à tua :D Vou tratar de planear algo à altura deste evento ;)
    Beijinhos muito grandes *

    ResponderEliminar
  21. Desde já o kantinho da lili deseja-lhe os Parabéns pelos 2 aninhos...
    Em segundo venho deixar a minha participação.
    http://kantinhodalili.blogspot.ch/2015/01/muffins-de-banana-com-neve-de-crumble.html

    bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Maria João, cá fica o meu contributo para enriquecer essa mesa de festa que imagino repleto de coisas deliciosas:
    http://bastacheio.blogspot.pt/2015/01/pao-de-tamaras-e-cafe.html

    Espero que gostes :)
    Tudo de bom e continuação de muito sucesso.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Maria joão primeiro que tudo muitos parabéns por este teu cantinho tão apetitoso e guloso. Não poderia deixar passar esta festas, porque sabes que onde há festa eu estarei lá. Espero que o meu Coconut, Orange & Cinnamon Pull Apart Bread encha de alegria a tua mesa.

    Beijinho grande

    Ana

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2015/01/coconut-orange-cinnamon-pull-apart.html

    ResponderEliminar
  24. Olá,

    Antes de mais parabéns pelo teu cantinho das receitas.
    Aqui fica a minha participação ao passatempo festa de 2 anos do blogue. Espero que gostes.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/passatempo-festa-de-aniversario-2-anos.html

    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar
  25. Olá Maria João! :)

    Parabéns pelo teu blogue, sempre cheio de receitas fáceis de fazer e apelativas aos olhos! :)

    Espero que gostes da minha participação!

    Link: http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/2015/01/panna-cotta-de-baunilha-com-coulis-de.html

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Bom dia!
    Cheguei à tua festa e trouxe esta tarte holandesa, espero que gostes! ;)
    Muitos Parabéns!
    Beijinhos

    http://1toquedecanela.blogspot.pt/2015/01/vlaai-de-ruibarbo-e-maca.html

    ResponderEliminar
  27. Querida João!
    Antes de mais muitos Parabéns pelos 2 aninhos deste cantinho delicioso, cheio de boas e práticas sugestões!
    Não poderia faltar à tua festa e como tal preparei um delicioso Pão de Banana e Chocolate que é mais bolo que pão, mas que ficou irresistível. Espero que seja do teu agrado. :)
    Um beijinho.

    http://sweet-gula.blogspot.pt/2015/01/banana-chocolate-bread-pao-de-banana-e.html

    ResponderEliminar
  28. ola ;)
    Parabéns pelos 2 aninhos de existência e com receitas fantásticas.
    Hoje tinha publicado uma receita, que na minha opinião fica bem em todas ocasiões, vi o convite para a festa e como eu adoro festas, principalmente se tiver paparoca, pensei em juntar-me.
    Espero que gostes da sugestão :)

    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/2015/01/torta-com-doce-de-ovos.html

    ResponderEliminar
  29. Querida Maria João, como prometido aqui fica a minha sugestão para esta tua mesa de festa que será, certamente, mais do que muito deliciosa :)
    Beijinhos grandes *

    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2015/01/entrecosto-pegajoso-com-mel-e-balsamico.html

    ResponderEliminar
  30. Aqui está a minha participação!

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2015/01/pasteis-de-milho-e-cenoura.html

    ResponderEliminar
  31. Taram!! a minha pequena participacao - http://anasbageri.com/2015/01/27/sobre-regressos-blogues-e-coisas-doces/

    ResponderEliminar
  32. Olá Maria João!
    Já enviei a minha participação. Espero que gostes, sou tua seguidora e já constas nas cozinhas que visito, há muito tempo. Venho aqui poucas vezes, mas tudo muda... :)
    Beijinho

    http://saberescomsabores.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-abobora-e-laranja.html

    ResponderEliminar
  33. Olá Maria João,
    Muitos parabéns pelo segundo aniversário do blog, e sendo fã deste teu cantinho, tinha que participar novamente na tua festa. Espero que gostes. Beijinhos.
    http://docefimdesemana.blogspot.pt/2015/01/bolo-bolinhos-e-minha-primeirapastinaga.html

    ResponderEliminar
  34. Maria João, aqui está a minha participação: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2015/01/rolls-de-frango.html
    Não podia faltar à festa deste blogue tão bonito.
    Parabéns.
    Carla

    ResponderEliminar