12.17.2014

Rocky Road de Natal para um amigo blogger secreto!

Hoje temos um desafio de Natal!
A cozinheira do Da nossa Cozinha lançou um desafio aos Blogues de culinária: mediante o sorteio de um "amigo secreto", deveríamos fazer uma receita dedicada ao blog que nos calhasse. Ora, a minha amiga secreta é a Nel na cozinha das maravilhas. E o nome é bem indicativo do que se passa naquela cozinha... maravilhas e mais maravilhas! O que fazer, então, para a Nel? 

A Nel é Educadora de infância por paixão, como ela própria diz, e mãe de duas meninas. E cita a Mia Couto, dizendo que cozinhar é um ato de amor... Eu quis pegar precisamente nesta faceta e "oferecer" um doce de Natal pensado mais para crianças, que são a paixão da minha amiga secreta!  

Espero que gostes, Nel!  

Como nos diz a Nel no final de cada post: Não esqueçam...saboreiem as maravilhas que a vida nos dá...


Ingredientes
250g de chocolate negro 
200g de chocolate de leite
175g de manteiga 
4 colheres de sopa de mel
100g de bolachas (usei com pepitas de chocolate)
150g de chocolates tipo snickers
100g de amendoins
150g de marshmallows
Confetis para enfeitar (usei as estrelas e o açúcar dourado da Vahiné)

Confeção
Parta os chocolates e leve ao microondas juntamente com a manteiga e o mel, por 2 min em potência máxima. Retire e mexa até derreter todo o chocolate (se necessário, leve mais 30 seg ao microondas). Deixe arrefecer ligeiramente. 

Parta os chocolates, as bolachas e os marshmallows em pedacinhos. Numa frigideira antiaderente, sem gordura, torre levemente os amendoins. Junte tudo à mistura de chocolate derretido e envolva com cuidado. Deite num tabuleiro forrado com papel vegetal, alisando a parte superior da melhor maneira possível. Enfeite com os confetis escolhidos, eu usei estrelas e açúcar dourado, para um ar de Natal.
  
Leve ao frigorífico até ficar firme o suficiente para cortar, que será cerca de 1 hora. Com o lado mais comprido na sua frente, corte 6 fatias para baixo e 4 na largura, de modo a ficar com 24 (quase) quadrados.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate; N.º de porções: 24; Prato: Sobremesa

7 comentários:

  1. Oh Maria João,
    Que verdadeira maravilha logo de manhã, nham nham..
    Bjs e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  2. Que delicia deve ser,gosto muito de amendoins e chocolatinho!!! Bjs :)

    ResponderEliminar
  3. Que giros que ficaram. Uma maravilha!

    ResponderEliminar
  4. Coisa tão boa e tão gulosa , fiquei com água na boca................
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Só podia ser de chocolate, certo Maria João? :)
    Certamente a amiga secreta vai adorar!
    Está lindo e dá uma vontade imediata de provar. Gosto imenso destes "bolos" de chocolate de frigorífico.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Maria João já conhecia o teu blog mas não a página!!! foi com imenso gosto que recebi este guloso Rocky Road de Natal. Nunca fiz, nem sei a origem desta maravilha que nos deixa com água na boca mas o pedido da minha princesa mais velha já está feito....."mãe eu quero, tem um aspeto tão bom!!!!". Que dizer mais.....a partir de agora vou tentar "andar" mais por aqui, o que muitas vezes não é fácil para mim....visitar os Blogs que sigo é algo que me dá muito prazer mas o tempo é meu inimigo!!!. Beijinhos e parabéns pela excelente surpresa que me fizeste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, que bom! Eu percebo perfeitamente a falta de tempo, ando na mesma!
      Mas saber que a filhota gostou do Rocky Road deixa-me mesmo feliz, era esse o objetivo!
      Bjos

      Eliminar