12.11.2014

Empada de Frango

Sábado foi dia de frango do campo assado, um dos nossos pratos de conforto, que aquecem a alma e a casa. Claro que sobra sempre frango e, para mim, essa é mais uma das vantagens destes assados. Desta vez, o destino das sobras de frango foram esta empada tão saborosa...

 
Ingredientes

Para a massa: 50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha
1 gema de ovo para pincelar

Para o recheio:

1 cebola

1 cenoura

1 dente de alho

50g de polpa de tomate

1 colher de sopa de salsa picada

1 fio de azeite

1 chávena de vinho branco

1 colher de sopa de farinha maisena

2 chávenas de frango cozinhado, desfiado

sal e pimenta q.b.



Confeção

Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. No copo, coloque a cebola, o alho e a cenoura. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o frango, o vinho, a polpa de tomate e tempere de sal e pimenta. Programe 5 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de água morna e programe mais 5 min. Retifique os temperos e junte a salsa picada. Deixe arrefecer completamente.
Tradicional:

Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com azeite, refogue a cebola picada com o alho esmagado e a cenoura ralada. Junte o frango, o vinho, a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de água morna e deixe engrossar. Junte a salsa picada e deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Unte uma forma com azeite. Divida a massa em 2. Estenda uma das metades da massa bem fina e forre a forma. Coloque o recheio de frango. Com a outra metade, divida novamente, estenda cada parte e use uma das partes para cobrir e fechar a empada. Com a restante, corte com um cortador de bolachas bocadinhos de massa e enfeite a empada (usei estrelas). Pincele com 1 gema batida e leve ao forno por cerca de 30 min.


 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 6; Prato: prato principal

4 comentários:

  1. É um excelente ideia para gastar as sobras, ficou linda
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Deve ser delicioso, adorei a cobertura com as estrelas

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo gira com as estrelas a decorar!

    ResponderEliminar
  4. Deve ficar óptimo!!!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar