12.18.2014

Conchas gratinadas recheadas com frango

É só comigo que estes dias de preparação da quadra festiva parecem passar demasiado rápido? Não há tempo para fazer tudo o que planeamos entre o trabalho normal, os lanches, jantares e celebrações de Natal, aniversários e compras... É por isso que, por entre os doces que se vão fazendo, aparecem estas refeições rápidas e de aproveitamentos!


Ingredientes
200g de conchas grandes 
1 chávena de sobras de frango assado desfiado
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta
1 colher de café de canela
2 tomates maduros 
1 curgete pequena
1 cenoura 
3 colheres de sopa de azeite

Para o molho branco:
600ml de leite
40g de margarina
60g de farinha
sal e pimenta qb
1 colher de sopa de mostarda

Confeção
Coza a massa pelo tempo indicado na embalagem, escorra e reserve.

Bimby:

Coloque o azeite, a cebola, a cenoura e o alho e triture 6 seg/vel 5. Programe Varoma/5 min/vel 2. Adicione o tomate, e a curgete em pedaços e programe 20 minutos, 100º, velocidade 2. Programe mais 30 segundos e vá, progressivamente, até à velocidade 6. Junte o frango desfiado e misture 10 segundos, velocidade 2.

Para o molho branco: deite todos os ingredientes no copo e programe 8m, 90º, velocidade 4.

Tradicional:

Num tacho, deite a cebola e os alhos picados e a cenoura ralada, com o azeite e refogue até os legumes estarem translucidos. Adicione o tomate picado e a curgete raladas e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 10 minutos. Tempere com sal, pimenta e a canela. Passado este tempo, junte o frango desfiado e deixe levantar fervura.

Para o molho branco: derreta a margarina num tachinho e junte a farinha. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre para não criar grumos. Tempere com sal, pimenta e a mostarda.

Recheie as conchas com o preparado de frango e legumes e coloque-as num tabuleiro de forno. Deite por cima o molho branco. Leve a gratinar por cerca de 15m em forno pré-aquecido a 180º. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

5 comentários:

  1. Óptima sugestão de aproveitamento, agora para depois das festas em que sobra imensa comida é uma boa maneira de reutilizar!

    ResponderEliminar
  2. Tenho sempre imensa dificuldade em encontrar conchas grandes. Mas quando há, faço . Ainda nunca fiz com frango. Há-de ser na próxima oportunidade!

    ResponderEliminar
  3. As tuas receitas têm sempre um aspecto tão reconfortante!! Esse pratinho está a dizer: " Marlene, leva-me contigo " :D

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de massa! Mas, nunca fiz recheada..há uma primeira vez para tudo tenho de vir aqui "roubar" a receita!

    ResponderEliminar