11.23.2014

Bundt de Abóbora e Coco

Não tenho tido tempo nenhum para planear receitas e participar em alguns desafios de que gosto. Um deles, o desafio mensal de Bundts! Como estava com saudades de fazer um Bundt e com muita abóbora no congelador (a minha mãe trouxe-me uma abóbora gigante!), resolvi adaptar esta receita a um bundt cake... e que bem ficou! Húmido e doce, este bolinho vai certamente desaparecer bem rápido!



Ingredientes
3 ovos
100g de margarina amolecida
400g de açúcar
600g abóbora (Depois de cozida e escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350g)
340g farinha
75g coco ralado seco
1 colher de sopa de fermento em pó

Confeção
Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Escorra bem a abóbora e esmague com uma colher de pau, num passador, para perder toda a água. Deve ficar com cerca de 300g de puré de abóbora. Deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte uma forma de bundt com margarina e farinha.
 
Bimby:
Deite no copo, com a borboleta, a margarina com o açúcar e bata vel 4/3 min. Programe na vel 4, sem tempo e, pelo bucal, adicione os ovos, um de cada vez. Numa taça, junte a farinha com o fermento e o coco. Ainda com a bimby a bater em vel 4, deite 1/3 da mistura de farinha no copo e, de seguida, metade da abóbora. Repita: farinha, abóbora e farinha. Deixe bater durante mais uns 2 minutos.

Tradicional:
Na batedeira, bata por uns minutos a margarina com o açúcar, até obter um creme. Com a batedeira ligada, adicione os ovos, um de cada vez, deixando incorporar bem cada um. Numa taça, junte a farinha com o fermento e o coco. De seguida, deite 1/3 da mistura de farinha na batedeira e, de seguida, metade da abóbora. Repita: farinha, abóbora e farinha. Deixe bater durante mais uns 2 minutos.
 
Deite na forma e leve ao forno por 45 min ou até que um palito saia seco. Deixe arrefecer e desenforme. 
 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Abóbora; N.º de porções: 8; Prato: bolo

6 comentários:

  1. Óptima ideia, juntar a abóbora ao coco. Só pode ser delicioso, pelo menos avaliando pelo aspecto dessa fatia gulosa, que está mesmo a convidar para uma garfada. Envia por correio. ;)
    Adoro o teu cake stand. :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostas do cake stand? Foi comprado num dia fantástico com amigos especiais... ;)
    Beijinhos, Célio!

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria João!!!
    A textura ficou maravilhosa, nunca experimentei fazer uma receita assim com abóbora!
    Beijos e ótima semana pra você! =)

    ResponderEliminar
  4. Que excelente combinação de sabores!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  5. Que delicia que deve de estar. Ja guardei a receita... tenho mesmo de fazer... beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro sobremesas com coco. Aliás, adoro coco de todas as maneiras e feitios! E esta combinação de abóbora com coco deve ser bombástica!

    ResponderEliminar