6.14.2014

Crepes de atum

Um Sábado com calor pede refeições rápidas e leves. Que tal uns crepes recheados com atum com uma salada bem fresca? Usei açafrão na massa de crepes e ficaram com uma cor bem vibrante, como o sol!


Ingredientes
Para os crepes:
100g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de flor de sal1 colher de chá de fermento em pó3 ovos250ml de leite
Bimby: Coloque todos os ingredientes no copo e programe 30 seg/vel 6. Retire e faça o recheio.

1 colher de café de açafrão em pó 
azeite, para cozinhar
Para o recheio
3 latas de atum
1/2l de leite
sal, pimenta e noz moscada
pimenta
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
1 chávena de espinafres

Confeção
Deite no copo o leite, a farinha e a manteiga e programe 7 min/vel 4/90º. Tempere com sal, pimenta e noz moscada, acrescente os espinafres e programe mais 1 min/vel 4/ 90º. Junte o atum escorrido e misture 15 seg/vel 4.

Tradicional: Coloque a farinha, sal, fermento, ovos, e leite numa taça e bata ate estar completamente misturado. Reserve e faça o recheio.
No microondas, coloque os espinafres num recipiente com um pouco de água e programe 1min na potência máxima. Deixe arrefecer um pouco e pique os espinafres escorridos. Num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco. Junte o leite a pouco e pouco, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte os espinafres e o atum e envolva.

Aqueça bem uma frigideira media, pincele com suficiente azeite e deite 3 a 4 colheres de sopa da massa, rodando a frigideira imediatamente de maneira a cobrir a totalidade da base. Quando as pontas começarem a ficar douradas e a levantar, use uma espátula para virar o crepe. Cozinhe por mais 30 segundos, repita o processo até a massa acabar. 

Nota: os crepes que sobrarem pode congelar, separados com uma folha de papel vegetal, num saco de congelação ou numa caixa.

Recheie os crepes com o creme.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Atum; N.º de porções: 6; Prato: prato principal, entrada, petiscos

1 comentário: