6.22.2014

Cheesecake de ricota com frutos vermelhos

Apercebi-me que já não fazia um cheesecake há tanto tempo que ainda não tinha nenhum aqui no Blog... com este desafio da querida Mariana do Receitas para a Felicidade, foi o pretexto perfeito para mudar isso! Um cheesecake delicioso, de textura macia, para festejar os 20.000 seguidores da página da Mariana!


Ingredientes 
Para a base
200g de bolacha Maria
80g de manteiga 

Para o creme
2 pac de natas para bater
500g de ricota
6 folhas de gelatina 
150g de açúcar em pó
1 iogurte natural

Para a cobertura
2 folhas de gelatina
1 chávena de compota de frutos vermelhos
2 colheres de sopa de água


Confeção 
Coloque as 5 folhas de gelatina em água.
Bimby:
Triture a bolacha 30 seg/vel 5. Junte a manteiga amolecida e misture mais 15 seg/vel 5. Coloque numa forma de fundo amovível, calque bem e leve ao frio.
Limpe o copo, coloque a borboleta e deite as natas bem frias. Bata, sem tempo, na vel 2 e, quando começarem a engrossar, aumente para 3,5. Parar quando estiver na consistência desejada. Retire e reserve. Deite no copo a ricota, o açúcar e o iogurte e bata 1 min/vel 3. 
Esprema a gelatina, misture 2 colheres de natas numa taça com as folhas de gelatina e leve uns segundos ao microondas a derreter. Junte ao creme de ricota, juntamente com as natas e envolva tudo 20 seg/ vel 3. Deite este creme sobre a base de bolacha e leve ao frio.

Tradicional:
Triture a bolacha num robot de cozinha, junte a manteiga amolecida e envolva bem. Coloque numa forma de fundo amovível, calque bem e leve ao frio.
Bata as natas em chantili e reserve. Noutra taça, bata a ricota com o iogurte e o açúcar até ter uma mistura homogénea.
Esprema a gelatina, misture 2 colheres de natas numa taça com as folhas de gelatina e leve uns segundos ao microondas a derreter. Junte ao creme de ricota, juntamente com as natas e envolva tudo com a batedeira. Deite este creme sobre a base de bolacha e leve ao frio.

Enquanto o creme prende, hidrate as 2 folhas de gelatina em 2 colheres de água. Leve ao microondas a derreter uns segundos. Num tachinho, leve ao lume a compota e junte a gelatina, misturando bem para derreter e ficar envolvida. Deixe arrefecer. Quando estiver fria, já o creme estará em condições para deitar a compota em cima. Leve ao frio por mais umas horas.

Para desenformar, passe uma faca em volta para soltar e retire a forma, deixando o fundo. Enfeite com frutos a gosto.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 40 minutos (mais umas horas no frio); Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ricota; N.º de porções: 8-10; Prato: sobremesa

6 comentários:

  1. Maravilhoso! Deve estar uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mas que lindo ficou, tão apetitoso!

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de usar ricotta, ficou uma sugestão deliciosa que bom aspecto.
    Sabe a Verão:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que delicia de cheesecake Maria João, obrigada por participares,

    um grande beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Que lindo cheesecake, querida!! Adoro e já tenho saudades de fazer :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo Mª João! Deve ter ficado uma delícia :)

    ResponderEliminar