1.11.2014

Strogonof light de peru e cogumelos

Finalmente é fim de semana! Esta primeira semana do ano pareceu-me ter uns 15 dias úteis... cá por casa, este será um fim de semana em família, com jantar de amigos e passeios. Um fim de semana para saborear devagar, porque já sei que, ao contrário da semana, vai passar num ápice! Por isso, deixo-vos uma versão light e muito rápida de strogonof!

Ingredientes
4 bifes de peru
sal e pimenta q.b.
1 chávena de cogumelos
1 cebola
1 fio de azeite
1 chávena de iogurte natural (usei light)
2 colheres de sopa de ketchup (usei light)
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de mostarda
Folhas de tomilho para guarnecer

Confeção
Bimby:
Coloque a cebola no copo e triture 15 segundos velocidade 5. Retire e reserve. Deite um fio de azeite no copo e aqueça o azeite 3 minutos, temperatura varoma, velocidade 1 enquanto corta os bifes de peru em tiras e os tempera com sal e pimenta. Coloque as tiras de peru no copo com o azeite e programe 7 minutos, varoma, velocidade colher inversa. Adicione a cebola e programe mais 2 minutos. Finalmente, junte os cogumelos e programe mais 3 minutos. Num recipiente, misture o iogurte, molho inglês, mostarda e o ketchup. Adicione ao peru e programe 2 minutos, sempre velocidade colher inversa. Retifique de sal e pimenta.

Tradicional:
Aqueça um tacho com um fio de azeite. Corte os bifes em tiras e tempere com sal e pimenta e aloure a carne no azeite. Junte a cebola e deixe amolecer. Adicione os cogumelos e deixe cozinhar mais uns minutos. Num recipiente, misture o iogurte, molho inglês, mostarda e o ketchup. Adicione ao peru e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Retifique de sal e pimenta.
Sirva salpicado com folhinhas de tomilho.
Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

5 comentários:

  1. Também costumo fazer várias vezes assim, fica delicioso e quem não sabe não sente a falta das natas :-)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto, Maria João! Deve estar óptimo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. E não é que também publiquei um strogonoff ? :) :)
    Mas o teu é muito mais saudável, está com um aspecto altamente delicioso, amiga ! :)

    Um grande beijinho

    Isabel
    Blog do Chocolate
    Brisa Maritima

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,

    Janeiro demora bastante tempo a passar pelo menos eu acho e claro está os fins de semana esses não contam para ter esta opinião.
    Ficou delicioso e com muito bom aspecto e se é mais saudável nós agradecemos a receita, só falta o arroz para envolver tudo como gosto, uma delicia.

    Beijinho

    ResponderEliminar