11.07.2013

Arroz de tamboril

É verdade que eu tenho dado muito uso à minha bimby! Mas às vezes tenho saudades do fogão e tachos e colheres de pau! Foi o que aconteceu neste dia, em que resolvi cozinhar um arroz de tamboril no tacho de barro negro que trouxe da Serra da Estrela. Ficou uma maravilha!



Ingredientes
400g de cubos de tamboril
150g de miolo de camarão
2 tomates maduros
6 rodelas de chouriço
1l de caldo de camarão (usei caseiro
2 chávenas de arroz carolino
sal e pimenta q.b.
1 malagueta seca triturada no almofariz
1 cebola
2 dentes de alho 
Coentros picados
1 fio de azeite

Confeção
No tacho com um fio de azeite, refogue a cebola e os alhos picados. Junte o chouriço cortado em pedaços, a malagueta e o tomate também picado e deixe refogar. Tempere de sal e pimenta, adicione o peixe e deixe cozinhar uns 5 minutos. Retire os pedaços de peixe e reserve. Junte o caldo e, quando levantar fervura, adicione o arroz. Mexa, tape o tacho e deixe cozinhar em lime brando até o arroz abrir. Mexa de vez em quando e verifique se é necessário acrescentar um pouco de água. Junte o peixe e o miolo de camarão quando o arroz estiver quase pronto. 

Sirva salpicado com coentros picados.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: tamboril; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal

14 comentários:

  1. O teu arroz de tamboril ficou magnífico!
    beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Adoro arroz de tamboril :) ficou com optimo aspecto!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Ficou com muito bom aspecto. ão costumo adicionar chouriço, mas imagino que deve dar muito sabor.
    Eu não tenho bimby, mas imagino que seja uma grande auxiliar!

    ResponderEliminar
  4. Adoro e á muito que não faço.
    Esse ficou uma delicia,quero um prato desses para o meu almoço.-
    Pode ser???
    bj

    ResponderEliminar
  5. Este arroz têm muito bom aspecto! Que maravilha...

    Beijinhos*
    http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Este arroz está perfeito!
    Assim bem molhadinho como eu gosto... há tempos que não como!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Que aspeto maravilhoso, uma verdadeira delícia. Gosto imenso de arroz de tamboril

    Beijocas
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso, ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  9. Ai adoro, adoro, adoro!!
    Faz parte das minhas recordações de infância, de quando íamos a uma tasca em matosinhos onde o dono era pescador e fazia um arroz de tamboril MARAVILHÁSTICO... (e um bolo de chantilly e ananás de chorar por mais ;) )
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Gosto imenso de arroz de tamboril :) é um prato fabuloso!
    Delicioso nesse tacho de barro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto tanto de arroz de tamboril, gosto mesmo! E o teu ficou com um aspecto maravilhoso, mesmo como eu gosto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Mi querida amiga, te ha quedado un arroz fantastico, cocinado en olla de barro no puede ser mas rico, me ha encantado. Mil besicos cielo

    ResponderEliminar
  13. Querida Mª João,

    Só a cor desse belíssimo arrozinho já diz tudo ! :)
    O Sol nessa receita maravilhosa cheia de sabores de minha eleição !
    Perfeito amiga ! :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  14. Que saudades de um arroz de tamboril, ficou tão caldoso e cremoso e uma cor fantástica, adoro uma sugestão assim, ficou meuito tentador.

    Beijinhos

    ResponderEliminar