9.18.2013

Chocos com tinta grelhados

No Verão, a maioria do peixe cá por casa, come-se assim, simplesmente grelhado, com azeite. Os chocos com tinta são um favorito dos meus homens (eu limpo sempre o meu, confesso), principalmente estes assim, grandes! Acaba por ser um prato que faço só no Verão e, como o Verão está a despedir-se, deixo-vos a sugestão!


Ingredientes
3 chocos grandes, inteiros
sal
3 batatas grandes, cozidas
salsa, 1 dente de alho e 150ml de azeite para servir

Confeção
Retire o "bico de papagaio" (no centro dos tentáculos é uma bolinha que faz um bico e que sai com facilidade com a mão). Tempere os chocos com sal e reserve. Coza as batatas em água com sal. Num grelhador, grelhe os chocos - cerca de 4m do lado do "osso" ou "barquinho", que vai soltar-se com a cozedura e que pode retirar quando virar o choco e mais 3m do outro lado. Numa frigideira, aqueça o azeite com o dente de alho esmagado, apenas para aromatizar o azeite. Coloque numa travessa os chocos grelhados, com as batatas em volta eo azeite por cima. Salpique com salsa picada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Choco; N.º de porções: 2-3; Prato: prato principal

15 comentários:

  1. Ui, das comidas favoritas do meu namorado. Confesso que faz-me um bocadinho de confusão a tinta mas ele adora :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!!
    Adoro chocos e familiares e com tinta, assadinhos, um verdadeiro pitéu!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,
    pois eu sou como tu sem tinta se faz favor, mas se tiver não digo que não.
    Prato bastante rápido e delicioso sabe sempre bem.

    beijos

    ResponderEliminar
  4. Por cá também gostamos de grelhados.
    A tinta do choco não me agrada muito, também limpo o meu de tudo o que estiver no interior.
    O marido gosta da tinta e de tudo o resto.
    Eu também não como a cabeça e as asas :)
    Só o corpo.
    Um prato simples e muito saudável .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tal como tu prefiro sem tinta, ficaram com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  6. Adoro mas os homens cá de casa não gostam.
    Esses estão uma verdadeira delicia, já almoçava outra vez...
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Um prato delicioso que me faz lembrar as férias :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Continente em Albufeira estão a 8.90 o kilo.

      Eliminar
  8. Gosto imenso de chocos grelhados, é daqueles pratos que me lembra o verão e as férias :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Mi querida amiga, un plato delicioso, por aqui se le llama sepia, y yo tambien limpio el mio como tu, pro a mi familia le gusta tal cual, a ti te ha quedado divino. Mil besicos tesoro

    ResponderEliminar
  10. Pronto gosto de chocos, mas agora com tinta é que dispenso :) mas tem bom ar :p

    beijos

    ResponderEliminar
  11. Adoro chocos com tinta, se for tinta CIN, melhor ainda :)
    Sério, ADOREI esta receita, obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Nunca temperar os chocos, assim como as lulas, com sal. Ficam rijos. O sal deve ser adicionado só no final, quando se temperam para ir à mesa.

    ResponderEliminar