3.11.2013

Lasanha de Atum

Esta lasanha estava de-li-ci-o-sa!! Até o meu filho, que não é grande fã de atum, repetiu. Foi mais uma receita feita com a maravilhosa lasanha de espinafres da Muita Pasta e, de facto, nota-se a diferença da massa fresca e caseira. Eu uso o molho branco juntamente com o molho de tomate a cada 2 camadas, porque gosto da lasanha menos seca. O lado mau é que depois, ao cortar, fica com as camadas menos definidas, mas compensa largamente em sabor!


Ingredientes
(para 3/4 pessoas)
200g de folhas de lasanha de espinafres
2 embalagens de 175g de atum
1 lata de tomate pelado
1/2 chávena de vinho branco
1 cebola
sal
pimenta
azeite
1 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de oregãos 
1/2L leite
2 colheres de margarina
3 colheres de farinha
queijo ralado para gratinar

Confeção
Comece por fazer o molho branco: num tachinho, derreta a margarina e junte a farinha, deixando cozinhar um pouco, sem queimar. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Noutro tacho, refogue a cebola picada em azeite. Junte o tomate pelado e o vinho branco e deixe cozinhar durante cerca de 10m. Junte o atum escorrido, sal, pimenta, a canela e os oregãos. Deixe apurar.

Escalde as folhas de lasanha em àgua com sal e um fio de azeite durante cerca de 2m e comece a "montar" a lasanha. Coloque um pouco de molho branco no fundo de um tabuleiro, 1 camada de lasanha, o molho de tomate com atum, lasanha, molho branco, molho de tomate, lasanha, molho de tomate, lasanha... repita as camadas até terminar os molhos, reservando um pouco de molho branco para cobrir a última camada de lasanha. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180º durante cerca de 30-40 minutos.

Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário