2.04.2013

Tapas ou Petiscos de Improviso

De repente, olhamos para o relógio e a hora do lanche entrou pelo jantar adentro, sem notarmos... e queremos continuar a conversa à mesa. Nessas alturas, o ideal é abrir o frigorífico e a dispensa e improvisar uns petiscos de improviso, ao sabor do que temos disponível! 

Neste dia, a ementa foi:
Tortilha rústica com chouriço
Pastéis de queijo Feta com doce de tomate
Bruschettas de tomate cereja, mozarella e manjericão
Presunto




Tortilha rústica com chouriço
Ingredientes
6 ovos
2 colheres de sopa de leite
4 batatas médias
1 cebola
1/4 chouriço
Sal e pimenta
Azeite

Confeção
Lave bem as batatas e corte-as em rodelas (com a casca). Entretanto, aqueça uma frigideira com azeite, deite as batatas e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar, virando de vez em quando as batatas. Adicione a cebola em fatias finas e o chouriço também fatiado e deixe cozinhar. Bata os ovos com o leite com sal e pimenta e deite na frigideira, baixando o lume. Quando a tortilha estiver cozinhada, vire-a com a ajuda de um prato. Apague o lume e mantenha-a na frigideira até servir.

Pastéis de queijo Feta com doce de tomate
(para 8 pastéis)
Ingredientes
4 folhas de massa filo
2 colheres de sopa de leite
1 queijo feta 200g
Doce de tomate (ou outro que tenham disponível)

Confeção
Pincele 1 das folhas de massa filo com azeite e "cole" outra folha por cima. Repita o processo com as outras 2 folhas de massa. Corte cada conjunto de 2 folhas em 4. Corte o queijo em quadrados pequenos e distribua por cada quadradinho de massa. Coloque uma colher de chá de doce em cada um, por cima do queijo. Embrulhe as pontas para dentro, fechando com azeite. Leve ao forno a 180º num tabuleiro com papel vegetal até dourarem. 

Bruschettas de tomate cereja, mozarella e manjericão
Ingredientes
6 Fatias de pão ligeiramente torrado
2 colheres de sopa de azeite
1 queijo mozarela fresco
um punhado de tomates cereja
4 folhas de manjericão picado para guarnecer

Confeção
Coloque as fatias de pão torrado num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-as de azeite. Disponha o tomate cortado e o queijo mozarela em fatias por cima e leve ao forno a gratinar. Sirva com o manjericão picado por cima.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário