2.03.2013

Bolo "nuvem" de chocolate

Repeti este bolo 2 vezes esta semana: uma para levar para o trabalho para uma festinha com os colegas, a outra, para receber uma querida amiga cá em casa... e desaparece sempre rapidamente! (também, não é um bolo grande, justiça seja feita). É "daqueles" bolos leves, intensamente achocolatados e húmidos... É mais uma sobremesa do que um bolo!

Trata-se de uma das delícias da Nigella Lawson, adaptada, daqui



Ingredientes
Bolo:
250g de chocolate negro de culinária
125g de margarina
6 ovos: 2 inteiros, 4 separados
175g de açúcar: 100g para as claras + 75 para as gemas

Cobertura:
1 pacote de natas frescas para bater
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de cacau em pó para polvilhar

Confeção

Pré-aqueça o forno em 180º. Forre o fundo de uma forma de 23 cm com papel vegetal e reserve. 

Bata as 4 claras até começarem a prender, então junte aos poucos as 100 g de açúcar e bata até que as claras fiquem em castelo. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas. Bata os 2 ovos inteiros e as 4 gemas com as 75 g de açúcar e junte a mistura de chocolate. Misture na mistura de chocolate 1 colher bem cheia das claras batidas e bata vigorosamente para aligeirar a mistura, depois, delicadamente, junte as restantes claras, envolvendo, sem bater.

Deite na forma e leve ao forno por 35-40 minutos

Entretanto, bata as natas com o açúcar em chantilly. 

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma. Ele vai baixar bastante no centro e formar rachas, mas é mesmo assim, visto que não tem farinha. Retire com cuidado da forma e preencha o centro do bolo com o chantilly. Finalize polvilhando o cacau em pó e delicie-se!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...